Matérias em Destaque

25 Importantes táticas de marketing.

Ver Matéria

Áreas contaminadas

Ver Matéria

Como vender bem seu peixe.

Ver Matéria

Comunicação Visual para atrair e fidelizar clientes do Posto

Ver Matéria

Cuidados que você deve tomar na hora de comprar ou alugar um posto.

Ver Matéria

Diesel S50. Vale a pena investir?

Ver Matéria

Evite os erros que algumas grandes redes cometeram com suas franquias.

Ver Matéria

Logística reversa de embalagens de Lubrificantes

Ver Matéria

Lojas de conveniência aquecem o mercado de franquias.

Ver Matéria

Mistura de etanol na gasolina aumenta de 20% para 25% .

Ver Matéria

Montadoras desaprovam aumento de etanol anidro na gasolina nacional.

Ver Matéria

Negócios para abrir em Postos de Gasolina ? Franquias

Ver Matéria

Nova distribuidora de combustíveis no Rio Grande do Sul.

Ver Matéria

O abre e fecha, fecha e abre de alguns postos envolvidos com adulteração de produtos.

Ver Matéria

Óleo certo orienta consumidor na hora da troca

Ver Matéria

Postos já vendem nova gasolina S-50, 94% menos poluente

Ver Matéria

Troca de óleo: Dicas e dúvidas mais frequentes.

Ver Matéria

Evite os erros que algumas grandes redes cometeram com suas franquias.

Home > Conveniência > Dicas importantes para para o seu negócio. > Evite os erros que algumas grandes redes cometeram com suas franquias.

 
Apesar de o franchising ser considerado "seguro", principalmente para os franqueados, decidir apostar nesse modelo de negócios não é sinônimo de sucesso garantido. Algumas redes, sobretudo internacionais, podem não conseguir o mesmo êxito no Brasil. Há também marcas nacionais que, por falta de perfil ou por problemas de gestão, não se saem bem no franchising, mesmo sendo empresas sólidas e reconhecidas. 

Arby's

A rede americana de sanduíches de rosbife encerrou sua atuação no País há mais de 10 anos. Com unidades em São Paulo, a franquia não conseguiu concorrer com os principais players do mercado de fast food. 

Subway

Na década de 1990, o masterfranqueado responsável pela vinda do restaurante ao Brasil tinha experiência na área comercial, mas não no segmento de alimentação. Com a pretensão de abrir a "maior unidade do Subway do mundo", em São Paulo, a empreitada não deu certo, pois ia contra o modelo da rede, que era de unidades pequenas. Em 2002, a Subway Corporation trouxe novamente a rede para o Brasil, dessa vez respeitando o formato original. Hoje, a franquia possui 840 lojas no País. 

KFC

Quando a rede operou pela primeira vez no Brasil, em meados da década de 1990, havia lojas grandes e o preço não era competitivo. Além disso, as pessoas não se sentiam motivadas a ir até o restaurante para comer algo que era visto como cotidiano. O retorno para o País veio no final dos anos 2000, já com outro grupo por trás, o BFFC. Desde então, a rede tem focado a sua atuação no Rio de Janeiro. 

Radio Shack

Uma das maiores empresas de varejo de produtos eletrônicos dos Estados Unidos, não conseguiu êxito no Brasil. Segundo Daniel, o masterfranqueado, que não tinha experiência no ramo, aceitou iniciar a operação no País e não conseguiu desenvolver com solidez a marca. 

Blockbuster 

O grupo Moreira Salles trouxe a rede para o Brasil, mas, para se adaptar as mudanças do próprio mercado de locação de vídeos, a operação foi incorporada pelas Lojas Americanas. Hoje, a Blockbuster funciona no modelostore in store e pela internet. 

Madero

O restaurante com sede no Paraná segue se expandindo pelo modelo de franquias. A marca chegou a ter quatro unidades franqueadas, mas, "em função do estilo de liderança do dono", está preferindo ampliar sua rede por meio de unidades próprias. "O proprietário é muito zeloso e seleciona a dedo sua equipe, e sempre coordenou o trabalho da equipe de forma determinística. Porém, em uma rede de franchising, diversamente de uma rede composta por filials, você pode recomendar, mas não determinar". 

Livraria Siciliano

A falta de controle de estoque foi o que fez com que a marca decidisse abandonar as franquias. A existência de produto parado nas lojas era uma reclamação comum dos franqueados. A marca hoje faz parte do grupo Saraiva. 
 
Pizza Hut

A rede não chegou a sair do País, mas, depois de fechar algumas unidades, teve de repensar seu posicionamento. A principal mudança está relacionada ao comportamento de consumo dos brasileiros - já que o foco era a venda de pizza no almoço, habito que não é compartilhado pela maior parte da população. 

Kwik Kopy

A gingante americana das gráficas veio para o Brasil em meados 1990, mas fracassou. Na época, a concorrente AlphaGrafics era muito forte e reconhecida pelos consumidores. Além da concorrência, o alto investimento necessário para a importação dos equipamentos fez com que a rede não obtivesse sucesso no País. 

Pakalolo

A marca ditou tendência em moda casual por muitos anos.  E passou por várias mudanças de foco. Deixou de ser uma indústria para ir para o varejo e depois para as franquias. "Na tentativa de sobreviver, ela resolveu apostar em produtos mais populares. Não deu certo".  No fim dos anos 1990, saiu do mercado e voltou em 2005 como uma marca da Marisol S.A, sendo vendida em lojas multimarcas 

Entenda mais sobre os erros cometidos:
 
Os principais equívocos acontecem quando a organização não faz um estudo adequado de viabilidade, alertam os especialistas. "É preciso ter certeza de que o negócio tem perfil para ser franqueado e de quanto será o investimento necessário para garantir ganhos, tanto para os franqueados, quanto para o franqueador". 

Além disso, é fundamental cuidar para que os produtos ou serviços se adequem aos locais onde vão ser comercializados. Um exemplo são as redes de alimentação, que precisam fazer pequenos ajustes no cardápio conforme o local da unidade. 

Os franqueados escolhidos são peças-chave para o sucesso de uma rede. "Mais do que a análise do capital, é preciso saber se os futuros franqueados têm afinidade com o negócio em questão".  O suporte que a rede dará aos franqueados também precisa ser definido logo no inicio da operação.
  

Buscar Matérias

Por palavra-chave:

Na categoria:

Destaque Classificados

Anuncie aqui
Venda: R$ 0,00
Estado: XX
Cidade: XXX
Área: XXX
Quer ser visto?
Detalhes
POSTOSECONVENIENCIA@GMAIL.COM
- ANUNCIE - LINKS ÚTEIS - MAPA DO SITE - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2017 - Postos e Conveniência
Desenvolvido por

PARCEIROS TOP